Quantcast
Channel: Gonçalo Esteves Archives - ACF Blog
Viewing all articles
Browse latest Browse all 15

SPORTING: LEÕES EMPATAM COM VITÓRIA MORAL.

0
0

Todos os receios e apreensões pré-jogo revelaram-se infundados. Sebastián Coates jogou, como eu previ(ver AQUI), Luís Neto jogou no lugar de Gonçalo Inácio. Nuno Santos substituiu(e bem) Pote no XI. Na análise global, o Sporting jogou apenas sem 2 dos seus frequentes titulares, em Inácio e Pote, na globalidade, o colectivo não se ressentiu em demasia, assinando uma exibição positiva, aliás, mais do que positiva, tendo em conta a valia do adversário, para muitos(há umas semanas), o principal candidato ao título. O resultado final saldou-se por um empate, mas a haver justiça, os Leões estiverem mais perto de vencer.

Curiosamente, sem poder contar com Tiago Tomás, no banco não esteve qualquer “9” “emprestado” pelos Sporting B ou Sub-23, em vez disso, estiveram Tiago Ferreira e Geny Catamo, que não foram utilizados, mas especulo, que a ideia do Mister seria, se necessário, deslocar Jovane Cabral da esquerda para o eixo de ataque, e colocar Tiago Ferreira(ou Geny) na esquerda. Felizmente, não foi o caso, mas são (mais)dois jovens que estão perto do seu baptismo de fogo. Gonçalo Esteves também esteve no banco.

Confesso que tenho uma estima especial por Nuno Santos, é um jogador aguerrido, raçudo, com “alma”, é o tipo de jogador que agrada aos adeptos em geral. Faz lembrar Ricardo Sá Pinto, mas com mais saúde física, e sem o comportamento antissocial que nunca o enobreceu. Teve garra para 90 minutos, mas, infelizmente, depois dos primeiros 45 minutos, as suas pernas perderam muita frescura e o atleta foi perdendo a sua acutilância. Ainda assim, poderia ter brilhado ainda mais alto e ter marcado mais um golo, não fosse pela exibição de gala do jovem GR Portista, Diogo Costa.

Ricardo Esgaio é bom, Gonçalo Esteves é promissor, mas quando em forma, Pedro Porro é o melhor lateral direito do País, e ainda bem que Esgaio e Esteves o têm como colega e motivação  constante para se superarem diariamente nos treinos e jogos, o Espanhol é o “benchmark” ao qual os restantes sonham chegar. Foi dele a assistência para o golo do seu colega de corredor, Nuno Santos, e mostrou que mesmo não estando ainda em “top” forma, só pelo seu talento natural, já consegue sobressair em relação a Esgaio, que provavelmente, a partir de ontem terá que esperar um pouco mais para ser titular(pelo menos, do lado direito…) Se este 3-4-3 “vive” muito da dinâmica ofensiva dos seus laterais, então Porro é a “Menina” de Rúben Amorim.

Se em jogos mais recentes, Matheus Nunes não tinha estado tão motivado e transcendente, então ontem, voltámos a ver um Matheus “Todo Terreno”, tanto no momento ofensivo como defensivo, Matheus fez a diferença, a sua capacidade de transporte de bola “anexada” ao seu atleticismo e disponibilidade, fazem dele já um dos melhores médios em Portugal. E não é fácil encontrar no nosso campeonato, um par de médio-centro tão fortes como João Palhinha e Matheus são neste momento de forma actual. Confesso-me curioso por ver o inevitável embate entre Palhinha e Matheus contra João Mário e Julian Weigl.

Tornou-se “passatempo nacional” criticar Paulinho, mas, há que admitir, que ontem defrontou um grande defesa central em Pepe(Mbemba e Marcano não me impressionaram), e Diogo Costa também esteve (quase)intransponível. Pablo Sarabia mostrou pormenores, mas para todos os efeitos, ontem foi um “corpo estranho” quando “integrado” no colectivo. Aliás, para todos os receios de que o Sporting iria começar o jogo com um XI enfraquecido, o que constatei, foi que o colectivo foi enfraquecendo à medida que o treinador foi fazendo substituições.

Luís Neto esteve a um nível aceitável, jogou dentro daquilo que são as suas reais capacidades e expectativas, só não fez melhor, porque não tem competência para mais, e isso não é culpa dele, mas sim de quem construiu este grupo para atacar o bi-Campeonato. Já se sabia, mas começa a ser imprescindível dizê-lo e repeti-lo, Matheus Reis não é jogador para um Sporting Clube de Portugal. Ao fim de um punhado de jogos oficiais, penso que também já se pode dizer igualmente, que Zouhair Feddal está abaixo do nível da temporada transacta, e neste momento, o Sporting só tem 2(em 5) bons centrais, Coates e Inácio, e melhor seria, ver Inácio na esquerda(onde rende mais) e vir um central em Janeiro para jogar na direita. Matheus não pode jogar, e convinha a Feddal alguma… “terapia de banco”.

Começo a tornar-me repetitivo, e espero que o “problema” não se venha a revelar “crónico”(no contexto da temporada), mas Rúben Vinagre, não tem, não tem tido, pernas, coração e pulmões para jogar 90 minutos. É preciso dizê-lo, que enquanto ele teve “motor” para isso, Vinagre a espaços, foi das melhores unidades em campo, e juntamente com Porro, passou muito por eles a boa 1ª parte dos Leões, mas… não só Esgaio é muito mais limitado ofensivamente, como o Vinagre tem que mostrar mais qualidade quando está em campo, pois são vários os cruzamentos deficientes e perdas de bola, e em parte é com o nome “Rúben Vinagre” que se explica alguns apuros de Feddal(e  não só) ontem.

Depois do que vi ontem, espero ver centrais do Sporting B e Sub-23 continuar a aparecer nos treinos dos A, bem como um lateral esquerdo que posso ser “Delegado”, para o “Xerife Vinagre”.

Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.

The post SPORTING: LEÕES EMPATAM COM VITÓRIA MORAL. appeared first on ACF Blog.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 15

Latest Images





Latest Images